Imagem capa - Ensaio Newborn por Tainan Basile
Ensaio NewbornEnsaiosTainan Basile Fotografia

Ensaio Newborn

Afinal, o que é o ensaio newborn?


A técnica  conhecida por fotografar bebês em seus primeiros dias de vida já existe há muitos anos, e veio do exterior. Este ensaio passou por muitas evoluções, chegou ao Brasil e caiu no gosto e nos olhos dos brasileiros há alguns anos. 


 


Mas, alguns cuidados profissionais são essenciais para deixar os pequenos ainda mais fofos e confortáveis durante a sessão de fotos. Antes de mais nada o fotógrafo precisa fazer cursos específicos para realizar este ensaio, são workshops direcionados exclusivamente para ensaio newborn, que ensinam técnicas de posicionamento, segurança, para acalmar o bebê além de técnicas de fotografia.


Para este ensaio o ideal é que o bebê precisa esteja em um sono bem profundo, por isso o ensaio é realizado preferencialmente entre 5 e 12 dias de vida, este sono e a mobilidade destes primeiros dias é o que nos permite posicioná-los em poses e cestos. 


 


Além disso neste período as indesejadas cólicas tem menos chance de atrapalhar o sono do bebê e por consequência o ensaio.


Todo cuidado é pouco durante a sessão. Todas as roupas e acessórios precisam estar sempre limpos, antes do seu uso, o ambiente precisa estar bem quentinho (afinal o bebê fica sem roupinhas), é preciso saber entender o que o bebê precisa, muitas vezes são necessárias pausas para que possam mamar, ou aliviar algum desconforto. E vale lembrar, que cada bebê é único, não existe uma fórmula mágica que funciona para todos.


A troca de figurinos e acessórios é feita da forma mais suave possível e o mais importante de tudo é preciso respeitar os limites de cada bebê (nem sempre os bebês permitem realizar todas as poses, mas nem por isso quer dizer que o ensaio foi prejudicado de alguma forma).


 


O  ensaio não tem uma duração precisa (a média é de 3h - temos bebês super bonzinhos que o tempo é menor e bebês que demandam mais pausas que acaba aumentando este tempo total): É o tempo de cada bebê e a paciência, carinho e respeito são as peças-chave para o sucesso dessas fotos.